
Referência do Projeto: 2021-2-MT01-KA220-YOU-000049937
Link para mais informações sobre o projeto:
https://www.terrampacis.org/projects/current-projects/youth-health-literacy-162.html
Projecto
O projeto – Youth Health Literacy [YHL] – é financiado pela Comissão Europeia, através de fundos concedidos pelo Programa Erasmus + (Ação-Chave 2 – Youth – Cooperation Partnerships in Youth) com o número de referência: 2021-2-MT01-KA220-YOU-000049937 e tem a duração de 24 meses (01/03/2022 – 29/02/2024).
Este projeto baseia-se nas evidências crescentes de que a saúde e a literacia estão intimamente ligadas e, portanto, influenciam outros parâmetros como pobreza, desigualdade e discriminação. A literacia em saúde é assim uma estratégia para contribuir para a melhoria da saúde da comunidade, participação e bem-estar onde a saúde é um direito humano básico que garante às pessoas autonomia e responsabilidade para sua própria saúde e bem-estar. Apesar dos seus inúmeros benefícios, a literacia em saúde continua a ser um desafio para o público europeu. Os resultados da investigação mostram que mais de um terço da população da UE enfrenta dificuldades em encontrar, compreender, avaliar e usar informações para gerir a sua saúde, especialmente a saúde sexual e mental. Embora de acordo com OMS, as intervenções de educação em saúde terem caráter formativo, pois conseguem integrar processos que permitem a modificação do comportamento e se tornam uma ação consciente, racional e voluntária; a literacia em saúde refere-se às capacidades e conhecimentos dos indivíduos necessários para aceder, compreender, avaliar e usar informações de saúde, permitindo-lhes tomar decisões sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e fornecer meios para uma vida saudável.
Espera-se, com este projeto, contribuir para melhorar a literacia em saúde dos jovens, nomeadamente através da produção de manuais, para trabalhadores e organizações juvenis, como um meio de facilitar o empoderamento dos jovens para alcançarem esse estado de bem-estar social, físico, sexual e mental. A saber:
(1) Manual de literacia em saúde para jovens (IO1) que visa fomentar as competências e atitudes de literacia em saúde no quotidiano dos jovens;
(2) Manual de saúde mental e jovens (IO2) que visa apresentar estratégias para abordar o tabu, o estigma e os mitos associados à saúde mental para facilitar a conversa em torno da saúde mental;
(3) Manual de abuso de drogas e bem-estar juvenil (IO3) que visa fornecer recursos educacionais interativos sobre como abordar o problema do abuso de drogas no bem-estar e estilos de vida saudáveis dos jovens;
(4) Manual de género, sexualidade, saúde sexual e higiene sexual (IO4) que visa fornecer um recurso de e-learning que proporcionará uma compreensão mais ampla do público-alvo sobre sua saúde e higiene sexual;
(5) Manual de serviços de saúde amigável para jovens (IO5) com base digital que visa fornecer recursos educacionais interativos de e-learning que proporcionarão uma compreensão mais ampla sobre o uso de informações de saúde para combater a desinformação sobre informações de saúde no ambiente online.
Description
The nPear project aims to mainstream the adoption of educational AR apps by assembling a comprehensive overview of available offers, collecting best practices, creating guidelines for physical education educators and developing an online course to deliver these materials. AR is a rapidly growing market amongst the ICT technologies. AR provides an enriched view onto the physical world, adding layers with contextually useful information, delivered visually or by stimulating other senses using hand-held or wearable devices. Many industrial use cases of AR in, for example, manufacturing, construction, health, the service sector, or in trade can be found. The technology is currently being introduced in front-runner organizations at large. While the AR R&D community is growing stronger in Europe, the adoption of the technology in education is still very fragmented.
O projecto nPear tem como objectivo integrar a adopção de aplicações de REALIDADE AUMENTADA (RA) educacionais, reunindo uma visão abrangente das ofertas disponíveis, recolhendo as melhores práticas, criando directrizes para educadores de educação física e desenvolvendo um curso online para entregar estes materiais. O AR é um mercado em rápido crescimento entre as tecnologias TIC. O RA proporciona uma visão enriquecida do mundo físico, acrescentando camadas com informação contextualmente útil, fornecida visualmente ou estimulando outros sentidos utilizando dispositivos portáteis ou vestíveis. Podem ser encontrados muitos casos de uso industrial de RA, por exemplo, no fabrico, construção, saúde, sector dos serviços, ou no comércio. A tecnologia está actualmente a ser introduzida em organizações de vanguarda em geral. Enquanto a comunidade de I&D em matéria de RA está a crescer mais forte na Europa, a adopção da tecnologia na educação é ainda muito fragmentada.
Consórcio
Coordenador:
- OID: E10066051 – MINISTRY FOR GOZO – Malta
Victoria (www.mgoz.gov.mt)
Parceiros:
- OID: E10098263 – TERRAM PACIS – Norway
Oslo (https://www.terrampacis.org/)
- OID: E10123580 – COMITATO D’INTESA TRA LE ASSOCIAZIONI VOLONTARISTIC HE DELLA PROVINCIA DI BELLUNO – Italy
Belluno (www.csvbelluno.it)
- OID: E10071909 – COLEGIUL NATIONAL IENACHITA VACARESCU – Romania
Targoviste (www.ienachita.com)
- OID: E10065178 – I.A., SA – Establishing Entity of Universidade Atlântica – Portugal
Barcarena (www.uatlantica.pt)
Contactos
Atlântica, Instituto Universitário
Fábrica da Pólvora de Barcarena
2730-036 Barcarena
Prof. Doutora Ana Pires
+351 214 398 215
Instituição Coordenadora do Projeto:
Financiamento:
European Commission – Programa Erasmus+
KA220 Youth – Cooperation Partnerships in Youth
Referência do Projeto: 2021-2-MT01-KA220-YOU-000049937

